SANTO ANTONIO

Santo António, de seu nome Fernando, filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo, nasceu em Lisboa entre 1191 e 1195, (aceita-se oficialmente a data de 15 de Agosto de 1195), numa casa próxima da Sé de Lisboa, às portas da cidade, no local, assim se pensa, onde posteriormente se ergueu a igreja sob sua invocação.

Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior (hoje Sé de Lisboa), ingressando mais tarde, por volta de 1210 ou 1211, como noviço, na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora, guiado pela mão do então prior D. Estêvão.

Permaneceu em São Vicente de Fora por três anos, tendo com 18 ou 19 anos entrado no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ao tempo um importante centro de cultura medieval e eclesiástica da Europa, onde realizou os estudos em Direito Canónico, Filosofia e Teologia.

O martírio de cinco franciscanos, decapitados em Marrocos, e a vinda dos seus restos mortais em 1220 para Coimbra fizeram Fernando abraçar o espírito de evangelização e trocar a Regra de Santo Agostinho pela Ordem de São Francisco, recolhendo-se no Eremitério dos Olivais de Coimbra e mudando então o nome para António.

Na Itália e no Sul de França

Por essa altura, decidiu deslocar-se a Marrocos em acção de evangelização, onde esteve, mas acometido por grave doença decidiram os Superiores da Ordem repatriá-lo. No regresso, uma forte tempestade arrastou o barco para as costas da Sicília. É aqui, na Itália, que António se notabilizaria como exímio teólogo e grande pregador.

Em Março de 1222, em Forlì, dissertou para religiosos franciscanos e dominicanos de forma tão fluente e admirável que o Provincial da Ordem o destinou de imediato à evangelização e difusão da doutrina.

Fixou-se então em Bolonha onde se dedicou ao ensino da Teologia e à pregação, nomeadamente contra as heresias dos Cátaros, Patarinos e Valdenses, o que lhe valeu o título de incansável martelo dos hereges.

Seguiu depois para França com o objectivo de pregar contra os Albigenses e em 1225 é pregador em Toulouse. Na mesma época foi-lhe confiada a guarda do Convento de Puy-en-Velay e teria à sua guarda igualmente a Província de Limoges, por escolha dos frades da Província. Dois anos mais tarde instalou-se em Marselha, mas brevemente seria escolhido para Provincial da Romanha.

Em Outubro de 1226 morreu Francisco de Assis. António assistiu à canonização de São Francisco em 1228. Neste ano deslocou-se a Ferrara, Bolonha e Florença. Durante 1229 as suas pregações dividiram-se entre Varese, Bréscia, Milão, Verona e Mântua. Esta actividade absorvia-o de tal maneira que passou a dedicar-se exclusivamente a ela.

Em 1231, e após contactos com o papa Gregório IX, regressou a Pádua, sendo a quaresma desse ano marcada por uma série de sermões da sua autoria.

Bastante doente, faleceu a 13 de Junho de 1231 no Oratório de Arcela. Os seus restos mortais repousam na Basílica de Santo Antonio em Pádua, construída em sua memória.

TREZENA DE SANTO ANTONIO

 

Vinde Ó Deus em meu auxílio!
Socorrei-me sem demora!

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e redentor meu, por ser Vós quem sois, e porque vos amo sobre todas as coisas, a mim me pesa de todo coração ter-vos ofendido, e proponho firmemente nunca mais pecar, confessar-me, cumprir a penitência que me for imposta e apartar-me de todas as ocasiões de ofender-Vos.

Dignai-vos abençoar essa Trezena que celebramos em seu louvor,pela intercessão do Teu querido servo Santo Antônio.

Glorioso Santo Antônio, confiando na vossa incomparável bondade e no grande poder de intercessão que tendes junto a Deus, a vós me dirijo nessa Trezena que vos ofereço.Santo Antônio, meu grande protetor: apresento-me a vós, pedindo-vos que alcanceis de Deus o perdão dos meus pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no Bem, até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço é a seguinte graça: (faz-se o pedido). Se esta não for conveniente para minha salvação, alcance-me a perfeita conformidade com a vontade divina.

Santo Antônio, nestes dias que consagro à vossa honra, rezando esta Trezena, como em todos os dias da minha vida, fazei com que eu conserve a graça e amizade divinas, que d’Ele nunca me afaste pelo pecado e que enfim tenha a felicidade de amá-lO e gozá-lO para sempre, em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Fazei que, durante estes 13 dias que vos consagro, eu aprenda de vós a amar a Deus e ao próximo.Por Jesus Cristo Nosso Senhor.Amém”

Orações feitas pelo próprio Santo Antônio .Rezemos todos os dias da Trezena:

BREVE DE SANTO ANTÔNIO:

Eis a cruz do Senhor!
Fugi forças inimigas!
Venceu o Leão de Judá,
A raiz de David! Aleluia !

A TI SENHOR, O LOUVOR !

Senhor Jesus Cristo, infunde em nós a Tua graça,com a qual e da qual recebemos a plenitude da verdadeira vida.Roga por nós ao Pai para que tenhamos uma fé viva e mereçamos alcançar um lugar na vida eterna,com a Tua ajuda .Tu que és o princípio e o fim,Digno de louvor admirável e inefável,pelos séculos dos éculos, Amém !

SÚPLICA A JESUS CRISTO:

Jesus,Senhor misericordioso, vem e fica conosco; perdoa os nossos pecados, dá-nos a paz; afasta dos corações toda a dúvida e temor , revigora em nós a fé na Tua Paixão e na Tua Ressurreição, para que, por tua graça, mereçamos a vida eterna, Amém !
Ó Jesus, Filho de David, tem piedade de nós ! Ó Fonte de compaixão e de perdão, que brotastes da bendita Virgem Maria,lava a imundície de nossos pecados, e não nos prives da herança celeste.Amém


DÁ-NOS PARTICIPAR DAS NÚPCIAS:
Conceda-nos, Senhor Jesus Cristo,participar com fé e humildade, das núpcias da Tua encarnação, e celebras as núpcias da penitência, a fim de poder tomar parte,nas núpcias da glória celeste.Conceda-nos esta graça,Tu que és bendito pelos séculos dos séculos ,amém !
PRENDE-NOS A TI SENHOR !
Nós te suplicamos Senhor Jesus Cristo,que nos prenda a Ti e ao próximo com o laço do amor.Que possamos amar-te , fortemente, com toda a alma,para não sermos enganados; docemente com todas as forças ,para não sermos seduzidos por outros amores e desviados do teu amor.Que amemos nossos irmãos, como a nós mesmos.Com a Tua ajuda Ó Senhor, que és bendito pelos séculos, Amém !

 

Oração do 1º Dia:
PALAVRA DO SANTO: “São os pobres, o simples ,os humildes que têm fome e sede da palavra de Deus”.
Invencível Santo Antônio, mártir pelo desejo, pelo fervor do amor que vos inflamou com o ardente anseio de derramar o vosso sangue por Nosso Senhor Jesus Cristo, invocamos o vosso auxílio para que nos assistais a nós e a todos os agonizantes na hora da nossa morte, e para que obtenhais o eterno descanso para as almas do purgatório.
Ó glorioso Santo António que recebeste de Deus o poder de ressuscitar os mortos, acorda o meu coração da preguiça e faz desabrochar uma vida de verdadeira fé.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração 2º dia
PALAVRA DO SANTO:” A pessoa reza quando adere a Deus no amor, e, em certo sentido, fala com Deus de maneira familiar e devota “.
Ó Santo Antônio, grande Doutor da Igreja, que ilustrastes a eterna e imutável verdade tanto pela palavra como pelo exemplo, nós vos imploramos que nos conserveis na fé católica, que convertais os que estão fora da nossa Igreja e que extirpeis todos os erros e falsidades. Obtende também que os Governantes e os Magistrados exerçam a justiça com eqüidade e para o bem do povo.
O sábio Santo António que pela tua Sabedoria foste luz por toda a Igreja e por todo o mundo, iluminai a minha inteligência abrindo-a à verdade de Deus.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 3º Dia:
PALAVRA DO SANTO: “ A verdade convence a nossa linguagem é penetrante quando é nosso agir que fala “.
Ó bondoso consolador Santo Antônio! Nunca quem procurou o vosso auxílio deixou de ser atendido. Humildemente vos suplicamos que nos auxilieis, a nós e a todo o mundo, nas calamidades e aflições; preservai-nos da falta de arrependimento, da covardia e do desespero; afastai de nós toda a intolerância e toda a discórdia.
Ó Santo António rico de piedade que amparas logo os que te invocam, auxilia-me nas necessidades atuais.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 4º Dia:
PALAVRA DO SANTO: “ Para o Cristão crer em Deus, não significa tanto acreditar que Ele é verdadeiro e fiel, significa sim acreditar amando”.
Santo Antônio, fervoroso adorador de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ateastes em toda a parte o fogo da caridade perante o qual os demônios fugiam, guardai as nossas almas e os nossos corpos, e defendei-os contra as tentações de Satanás, para que ele não tenha o poder de nos molestar em pensamentos, palavras e obras, e afastai de nós todos os vãos receios e imaginações.
Ó generoso Santo António que respondeste ao chamamento de Deus, consagrando a Tua vida ao serviço do Evangelho, faz que possa escutar docilmente a voz do Senhor.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 5º Dia:
PALAVRA DO SANTO: “ A Esperança é a expectativa dos bens futuros… Ao desesperado falta a coragem para progredir “.
Ó maravilhoso pregador Santo Antônio, a cujas poderosas palavras nenhum pecador podia resistir, humildemente vos suplicamos que preserveis os nossos corpos de febres, feridas e doenças infecciosas, e as nossas almas da lepra do pecado.
Ó Santo António, modelo de Santidade não permitas que a minha existência fique manchada pelo pecado e ajuda-me a viver com modéstia e sobriedade.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 6º Dia:
PALAVRA DO SANTO:
“ Existe um só amor ,para com Deus e para com o próximo .Este é o Espírito Santo porque Deus é Amor”.
Ó milagroso Taumaturgo Santo Antônio, em quem Deus manifestou o seu poder , livrai-nos de todas as fraquezas e enfermidades para que possamos sempre glorificar Deus Todo Poderoso, sãos de espírito e de corpo, e fortes de alma.
Ó querido Santo António por cuja intercessão todos os doentes encontram saúde, orienta a minha alma, cura-a das culpas e dos hábitos maus.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 7º Dia:
PALAVA DO SANTO: “ Ele veio para ti para poderes ir a Ele”.
Santo Antônio, fiel guia dos viajantes, a quem Deus deu o poder de dominar as tempestades e de acalmar as ondas do mar, preservai-nos a nós e a todos os viajantes dos perigos do mar e da terra, e do naufrágio das nossas almas.
Ó Santo António que te esforçaste por salvar a todos, conduz-me no mar da vida e dá-me a graça de chegar ao porto da salvação.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 8º Dia:
PALAVRA DO SANTO:
“ E, contato com o Espírito Santo,a alma vai,pouco a pouco, perdendo suas manchas, suas friezas, sua dureza e transformando-se totalmente, naquele fogo acesso nela”.
Ó valente confessor Santo Antônio, que libertastes das cadeias temporais os corpos dos homens, e das cadeias espirituais as suas almas, libertai os pobres cativos das prisões que não mereceram, e as almas que o pecado escraviza, das trevas dos seus cárceres espirituais, e auxiliai todos os que estão condenados à morte.
Ó Santo cheio de compaixão que ao longo da tua vida libertaste prisioneiros, que também eu seja liberto do pecado.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 9º Dia:
PALAVRA DO SANTO:
“ O Senhor criou o paraíso terrestre e colocou nele o homem, para que o cultivasse e o guardasse .Infelizmente Adão o cultivou mal .Foi então necessário que Deus plantasse outro paraíso muitíssimo mais belo: NOSSA SENHORA !
Ó branca Flor da Pureza, Santo Antônio, que tivestes nos vossos braços virginais Jesus, o Filho de Deus, nós vos suplicamos que nos preserveis a nós, e a todos os que nos pertencem, dos males corporais; auxiliai também os surdos, os mudos, os cegos, os coxos, os disformes, e alcançai para eles a paciência necessária para suportarem as suas aflições. Ajudai também a preservar o corpo místico da Igreja, e fazei com que todas as nações, com os seus governantes e príncipes, se conservem fiéis ao seu chefe.
Ó Santo dos milagres não permitas que eu me afaste do Amor de Deus e me separe da unidade da Igreja.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 10º Dia:
PALAVRA DO SANTO:
“ No altar sob as aparências de pão e vinho, está presente o próprio Jesus vivo e glorioso , revestido daquela carne humana com que, outrora Ele se ofereceu , e ainda hoje continua se oferecendo todos os dias como vítima ao divino Pai”.
Fidelíssimo Santo Antônio, que desprezastes os bens deste mundo para poderes obter as riquezas de Cristo, ajudai-nos a nunca desejar nada que nos seja prejudicial, preservai-nos de todas as ambições mundanas e obtende-nos que procuremos sempre a graça, e, se a perdermos, não descansemos até recuperá-la.
Ó Santo António solidário com os pobres, que ajudas a encontrar o que se perde, permite que eu nunca perca a amizade com Deus, mas a conserve todos os dias da minha vida.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 11º Dia:
PALAVRA DO SANTO:

“ O cristão deve apoiar-se na Cruz de Cristo , como o peregrino se apóia no bastão quando empreende uma longa viagem…Dirijamos nossos olhares a Jesus, Nosso Senhor, pregado na Cruz da salvação”.
Santo Antônio, poderoso auxiliar, em quem o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo obra tão grandes maravilhas, invocamos o vosso auxílio em todos os perigos, visíveis e invisíveis. Preservai-nos, pela vossa intercessão, dos nossos inimigos, dos raios, das tempestades, do incêndio e da guerra, e livrai-nos fielmente de todos os perigos da alma e do corpo.
Ó querido Santo António que escutas todos os que por ti clamam, escuta com bondade também a minha oração e apresenta-a a Deus para que seja atendida.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

    Oração do 12º Dia:
PALAVRA DO SANTO:
“ O fiel cristão iluminado pelo resplendor de Cristo, deve emitir centelhas de palavras e exemplo, para com eles,inflamar o próximo”
Santo Antônio, refúgio universal, nós vos suplicamos que nos socorrais em todas as aflições, na pobreza e na enfermidade; que consoleis as viúvas e os órfãos, e todos aqueles que vos invocam nas suas necessidades.
Ó Santo António apóstolo incansável da Palavra de Deus, ajuda-me a dar testemunho da minha fé com a palavra e o exemplo.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração do 13º Dia:
PALAVRA DO SANTO:

“ Então teus olhos serão realmente saciados ,porque verás Aquele que tudo vê….Então tua alma será realmente uma rainha,ela que agora é uma escrava aqui no exílio, teu corpo ficará repleto de felicidade e tua alma será glorificada.Teu coração dilatar-se-á numa alegria indescritível”.
Ó Glorioso Santo Antônio, honra de Portugal, Apóstolo de todas as nações, manifestai-nos o poder milagroso que tem ganho vitórias tão maravilhosas sobre o erro e a descrença, e acendei nos nossos corações a chama da divina caridade e do amor fraterno, a fim de que, unidos no aprisco verdadeiro do Divino Pastor, possamos glorificar Aquele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina eternamente.
Ó bem-amado Santo António do Paraíso onde te encontras olha para as minhas necessidades: a tua língua milagrosa fale a Deus por mim, derrame a sua consolação e seja atendido nos meus pedidos.
Santo Antônio , orador,despachai o meu pedido por amor de Nosso Senhor . (Pedir a graça com fé que deseja alcançar nessa Trezena).

 

Oração Final
Glorioso Santo Antônio,
que tivestes a sublime dádiva de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me desse mesmo Jesus , a graça que vos peço e vos imploro, do fundo do meu coração.
(Repetir o pedido com fé).

Vós, que tendes sido tão bondoso para com os pecadores,
não olheis para os poucos méritos de quem vos implora,
mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus
para atender o meu insistente pedido.Amém.

Lembrai-vos, glorioso Santo Antonio, amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada, de que nunca se ouviu dizer que alguém daqueles que têm recorrido a vós e implorado a vossa proteção tenha sido por vós abandonado.

Animado de igual confiança, venho a vós, fiel consolador e amparador dos aflitos. Gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés e, pecador como sou, ouso a me apresentar diante de vós. Não rejeiteis, pois, a minha súplica. Vós que sois tão poderoso junto ao Sagrado Coração de Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos a atendê-la. Amém!

Glorioso Santo Antônio, rogai por nós!

PAI NOSSO, que estais nos céus, Santificado seja o Vosso nome,Venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu.O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas ,assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.Amém.

Ave, Maria, cheia de graça!O Senhor é convosco!Bendita sois vós entre as mulheres
E bendito é o fruto do vosso ventre:Jesus!Santa Maria, Mãe de Deus,Rogai por nós, pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.Amém!

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém

Responsório de Santo António

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: Recupera-se o perdido…

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Repete-se: Recupera-se o perdido…

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…

Repete-se: Recupera-se o perdido…

V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS

Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Santo António, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.

[Com aprovação eclesiástica]

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: