DOGMA DA MÃE DE DEUS

       MARIA SANTISSIMA É THEOTOKOS

 Resumidamente, podemos dizer que Nossa Senhora é Mãe de Deus e não da divindade. Ou seja, Ela é Mãe de Deus por ser Mãe de Nosso Senhor, pois as duas naturezas (a divina e a humana) estão unidas em Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Santa Igreja Católica no primeiro dia do ano civil dedica e consagra à Virgem Maria o ano que se inicia a esta belíssima e mais importante invocação,pelo qual nos colocamos debaixo da proteção da Grande Mãe de Deus e à ela entregamos o ano novo que nasce.

 A heresia de negar a maternidade divina de Nossa Senhora é muito anterior aos protestantes. Ela nasceu com Nestório, então bispo de Constantinopla. Basta um pequeno raciocínio para reconhecer como necessária a maternidade Divina da Santíssima Virgem: Nosso Senhor morreu como homem na Cruz (pois Deus não morre), mas nos redimiu como Deus, pelos seus méritos infinitos. Ora, a natureza humana de Nosso Senhor e a natureza divina não podem ser separadas, pois a Redenção não existiria se Nosso Senhor tivesse morrido apenas como homem. Logo, Nossa Senhora, Mãe de Nosso Senhor, mesmo não sendo mãe da divindade, é Mãe de Deus, pois Nosso Senhor é Deus. Se negarmos a maternidade de Nossa Senhora, negaremos a redenção do gênero humano ou cairíamos no absurdo de dizer que Deus é mortal!

Esta verdade de fé constitui-se no primeiro Dogma da Santíssima Virgem Maria,o primeiro a ser proclamado e o mais antigo,desde os primórdios Nossa Senhora era invocada como  Theotokos(termo grego),aquela que gerou Deus segundo a carne humana,este privilégio singular só foi concedido à Virgem Santíssima.

Este Dogma foi definido no I Concílio de Éfeso que foi uma reunião de líderes cristãos que se desenrolou, em cinco sessões, entre 22 de Junho e 31 de Julho de 431 na cidade de Éfeso na Turquia. Foi convocado pelo Papa Celestino I e teve como resultados a condenação da heresia  de Nestório( Nestório era um bispo que negava que Nossa Senhora era Mãe de DEUS) e a proclamação de Maria, mãe de Jesus, como MÃE DE DEUS(THEOTOKOS).

Nessa reunião, os bispos proclamaram o “Dogma da Maternidade Divina de Maria”, uma tentativa de pôr fim às heresias da época, como o arianismo e proporcionar o reconhecimento pelos cristão de que a mãe de Jesus Cristo havia gerado em seu ventre não apenas o Cristo como homem, mas também o Cristo como Deus.

Dizer que Maria não é Mãe de Deus é dizer que Jesus não é Deus pois o Dogma da Maternidade Divina é totalmente Cristológico.Portanto este Dogma mais do que todos nos direciona a Jesus Cristo que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Infelizmente vemos muitos dos nossos irmão rezando a oração da Ave Maria de forma errada,muitos na segunda parte rezam: “Santa Maria mãe de Jesus…”Sim Maria é a mãe de Jesus,mas ela é a também mãe de Deus pois Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.Concebido pelo Espírito Santo no seio da Imaculada Virgem.

Quero encerrar esta meditação sobre este título da Virgem que é o mais glorioso e o mais importante e é o que tenho grande afeição,com as belas palavras de São Cirilo de Alexandria grande defensor do dogma da Theotokos:

“Viva Maria, Mãe de Deus! Foi vencido o inimigo da Virgem! Viva a grande, a augusta, a gloriosa Mãe de Deus!”

 

Em memória desta solene definição, o Concílio de Éfeso (431) juntou à saudação Angélica (oração da Ave Maria) estas palavras simples e expressivas: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.”

 

 

QUE MARIA A GRANDE THEOTOKOS NOS ABENÇOE E NOS CUBRA COM SEU MANTO NESTE NOVO ANO QUE SE INICIA, POIS DEBAIXO DA PROTEÇÃO DA VIRGEM SANTÍSSIMA ESTAREMOS SEGUROS!!!!

FELIZ E ABENÇOADO 2009!!!!!!!!!!!!

                                  Salve Maria!!!!!!!!!!

 

Colaborador: David Bravo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: